A Polícia Nacional do Paraguai entregou na noite desta sexta-feira às autoridades brasileiras o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques na fronteira entre Ciudad del Este e Foz de Iguaçu. Ele foi preso nesta sexta no Aeroporto de Assunção, após ter fugido do Brasil, enquanto tentava embarcar em um voo para El Salvador.
Silvinei Vasques ocupou a chefia da PRF durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal há dez dias a 24 anos e seis meses de prisão por sua participação na trama golpista.
Leia também: “Não falo nem escuto”: carta médica foi usada por Silvinei ao embarcar no Paraguai
O ex-diretor-geral da PRF foi preso a 1.300 quilômetros do município de São José, na Região Metropolitana de Florianópolis, onde morava. Segundo as investigações da Polícia Federal (PF), o plano de fuga de Silvinei envolveu a utilização de uma célula de identidade e de um passaporte paraguaios. Ele rompeu a tornozeleira eletrônica e saiu de sua casa na noite de Natal, tendo alugado um veículo para fazer o trajeto, que dura pelo menos 18 horas.
Após a detenção de Silvinei no Paraguai, o ministro Alexandre de Moraes, relator da ação penal da trama golpista no STF, determinou a prisão preventiva do ex-diretor da PRF de Bolsonaro.
Leia também: A cronologia da fuga de Silvinei Vasques: malas, cachorro e carro alugado
Imagens de segurança do prédio de Silvinei obtidas pela PF mostram que ele foi visto pela última vez em seu endereço em São José às 19h do dia 24, véspera de Natal. Naquela hora, ele carregou um carro Polo prata pertencente a uma locadora de veículos com bolsas (“não eram malas”, anotaram os investigadores) no porta-mala. No banco dos passageiros, colocou sacos de ração, tapete higiênico, pote e um cachorro aparentando ser da raça pitbull.
The post Polícia do Paraguai entrega Silvinei Vasques às autoridades brasileiras appeared first on InfoMoney.
source https://www.infomoney.com.br/politica/policia-do-paraguai-entrega-silvinei-vasques-as-autoridades-brasileiras/
0 Comentários