
A pesquisa Marcas Mais Valiosas 2025, ranking elaborado pela TM20 em parceria com Brazil Panels e Elos Ayta passarĂ¡ a ser publicada com exclusividade pelo InfoMoney. O levantamento divulgado desde 2003 contarĂ¡, pela primeira vez, com empresas nĂ£o listadas na Bolsa de Valores e serĂ¡ publicado no prĂ³ximo dia 3 de novembro.
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Nos Ăºltimos meses, o InfoMoney publicou o ranking de marcas mais valiosas dos setores de varejo alimentar e de materiais para construĂ§Ă£o. O levantamento Ă© estruturado com base nos pilares de ContribuiĂ§Ă£o da Marca, Força da Marca e Valor Financeiro da Marca. “Essa abordagem permite que as empresas compreendam o impacto real de suas marcas nos resultados econĂ´micos e gerenciem seu crescimento de forma mais eficaz”, diz o CEO da TM20 Branding, Eduardo Tomiya.
O CEO do InfoMoney, Matheus Lombardi, destaca a parceria para publicaĂ§Ă£o do ranking como um marco que reforça a influĂªncia e a credibilidade da plataforma como a principal fonte de informaĂ§Ă£o sobre negĂ³cios e finanças do paĂs.
“Trata-se de um estudo de referĂªncia, que valoriza empresas que moldam o presente e o futuro da economia brasileira. Celebramos a parceria com a TM20, que traz a robustez metodolĂ³gica e a confiança necessĂ¡rias para oferecer ao mercado um retrato preciso do impacto das marcas mais influentes do Brasil”, afirma Matheus Lombardi.
Caixa, Unimed, Sicoob, Globo e Supermercados BH sĂ£o apenas alguns dos exemplos de companhias de capital fechado que puderam ser avaliadas neste ano. SerĂ£o incluĂdas as empresas de capital fechado com informações pĂºblicas suficientes para serem avaliadas.
Atributos avaliados e metodologia
A contribuiĂ§Ă£o de marca Ă© medida a partir da anĂ¡lise de sua importĂ¢ncia e de diferenciais em atributos como melhor qualidade, marca em que o consumidor mais confia, percepĂ§Ă£o sobre inovaĂ§Ă£o e tecnologia e preço.
No caso da força de marca Ă© avaliada sua influĂªncia em diferentes etapas do relacionamento com o consumidor. O entrevistado Ă© questionado sobre primeira marca lembrada para determinada categoria de produtos ou serviços — sem oferecer opções –, marca mais reconhecida quando sĂ£o apresentadas opções, quais sĂ£o consideradas para compras, de qual marca o consumidor jĂ¡ comprou ou utiliza atualmente, onde ele deposita mais confiança, qual Ă© a sua preferĂªncia, quais marcas recomenda e se rejeita ou evita alguma delas.
JĂ¡ o valor financeiro Ă© determinado pela combinaĂ§Ă£o dos resultados de contribuiĂ§Ă£o e força de marca com parĂ¢metros financeiros da empresa. Valor de mercado, patrimĂ´nio lĂquido e uma integraĂ§Ă£o de outras mĂ©tricas sĂ£o consolidados para chegar a um valor final do indicador.
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Para a ediĂ§Ă£o deste ano foram ouvidos mais de 20 mil pessoas com leitura segmentada por regiões. A nova abordagem dĂ¡ maior capilaridade Ă pesquisa de mercado, superando a limitaĂ§Ă£o dos estudos anteriores que se concentravam em grandes capitais e considerando a variedade significativa de hĂ¡bitos de consumo por regiões.
“Desde 2003, publicamos rankings de valor de marca com o objetivo de tangibilizar ao mercado o valor financeiro desse ativo [marca], utilizando informações financeiras pĂºblicas, com levantamento feito pela Elos Ayta, liderada por Einar Rivero, e pesquisas independentes realizadas pela TM20 e Brazil Panels, liderada por Claudio Vasques, junto a pĂºblicos estratĂ©gicos externos”, conta Tomiya.
Todas as marcas incluĂdas na pesquisa devem ter origem brasileira e/ou relevĂ¢ncia de atuaĂ§Ă£o no mercado nacional. NĂ£o hĂ¡ contato direto com as empresas avaliadas, nem utilizaĂ§Ă£o de informações privilegiadas.
O ranking de Marcas Mais Valiosas
Tomiya Ă© formado em Engenharia de ProduĂ§Ă£o pela Poli-USP e autor do livro Valor do Branding, publicado pela Editora Senac. O responsĂ¡vel pelo estudo desde sua primeira ediĂ§Ă£o jĂ¡ desenvolveu mais de 500 projetos de avaliaĂ§Ă£o de marcas ao longo de sua carreira e foi o responsĂ¡vel tĂ©cnico de cada uma delas.
Em 2024, o Nubank (ROXO34) liderou a lista, com um valor de marca de US$ 26,446 bilhões. Mercado Livre (MELI34), ItaĂº (ITUB4), Vivo (VIVT3) e XP terminam o top 5.
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