Poupar para a aposentadoria é inútil graças ao iminente “tsunami supersônico” da inteligência artificial e da robótica, que trará um mundo sem escassez, segundo Elon Musk.
Embora o CEO da Tesla e da SpaceX tenha admitido ser “mais otimista” do que a maioria, ele insistiu que as pessoas não deveriam se estressar para formar um pé-de-meia para um futuro distante, diferentemente do conselho conservador de praticamente todos os profissionais de finanças.
Leia também: Reino Unido investiga a X, de Elon Musk, por imagens sexualizadas geradas pelo Grok
“Não se preocupe em guardar dinheiro para a aposentadoria daqui a 10 ou 20 anos”, disse o homem mais rico do mundo no podcast Moonshots with Peter Diamandis, na semana passada. “Não vai importar.”
Parte da visão controversa de Musk está em sua ideia de um mundo transformado pela rápida evolução da IA, da robótica e das tecnologias de energia.
A visão polêmica de Musk
Até 2030, a IA vai superar “a inteligência de todos os humanos combinados”, previu Musk. Ele também afirmou que, com o tempo, haverá mais robôs humanoides do que humanos na Terra. Aos poucos, o emprego tradicional também será substituído, com os cargos de escritório na linha de frente.
“Qualquer coisa que não envolva moldar átomos, a IA provavelmente já consegue fazer metade ou mais desses trabalhos agora”, afirmou.
Esses avanços podem levar a aumentos de produtividade tão grandes, disse ele, que irão superar “o que as pessoas poderiam imaginar como abundância”.
Em vez de uma renda universal, todos desfrutarão de uma “renda universal do tipo ‘você pode ter o que quiser’” no futuro, afirmou. Nesse mundo, a ligação entre salários individuais, poupança e padrão de vida deixa de fazer sentido.
Mesmo sem economias, a IA ajudará as pessoas a obter cuidados médicos melhores do que os disponíveis atualmente em até cinco anos, além de eliminar qualquer limite para a oferta de bens, serviços ou oportunidades educacionais.
Os comentários de Musk se baseiam em declarações anteriores em que ele afirmou que a IA e os robôs humanoides tornarão o trabalho “opcional” dentro de 10 a 20 anos e deixarão o próprio dinheiro irrelevante.
Musk já comparou o futuro do trabalho a atividades de lazer, como praticar esportes ou jogar videogame, em vez de uma necessidade de sobrevivência.
“Se você quiser trabalhar, é como ir à loja e simplesmente comprar alguns vegetais, ou então cultivar vegetais no quintal de casa. É muito mais difícil cultivar vegetais no quintal, e algumas pessoas ainda fazem isso porque gostam de cultivar vegetais”, disse Musk durante o Fórum de Investimentos Estados Unidos-Arábia Saudita, em novembro.
Os lados negativos do pós-trabalho
É verdade que as previsões de Musk sobre o futuro surgem em um momento em que muitos americanos têm dificuldade para poupar.
Em parte devido à inflação persistente e ao fraco crescimento dos salários, apenas 55% dos adultos nos Estados Unidos disseram ter uma reserva de emergência equivalente a três meses de despesas, ante um pico de 59% em 2021, segundo uma pesquisa do Federal Reserve.
Menos da metade dos entrevistados afirmou que conseguiria cobrir uma despesa de US$ 2.000 ou mais com suas economias.
Pesquisas também mostram de forma consistente que uma grande parcela dos americanos está atrasada em relação à poupança para a aposentadoria ou tem pouco ou nada reservado para a vida após o trabalho.
Musk também não ignora os possíveis efeitos colaterais de uma sociedade sem a necessidade de ganhar a vida.
Uma renda universal elevada poderia vir acompanhada de instabilidade social, já que as pessoas poderiam enfrentar uma crise mais profunda de sentido, alertou.
“Se você realmente conseguir tudo o que quer, isso é de fato o futuro que você deseja? Porque isso significa que o seu trabalho não vai importar”, disse Musk.
2026 Fortune Media IP Limited
The post Musk diz que poupar para aposentadoria é irrelevante porque IA vai criar abundância appeared first on InfoMoney.
source https://www.infomoney.com.br/business/global/musk-diz-que-poupar-para-aposentadoria-e-irrelevante-porque-ia-vai-criar-abundancia/
0 Comentários