Será que o mercado financeiro está educado para o agro? Pedro Freitas, da XP, explica

Pedro Freitas, à esquerda, em participação no RDN (Foto: Camila Moura/Infomoney)

Pedro Freitas, partner de Investment Banking da XP, discutiu, na última edição do podcast Raiz do Negócio, parceria entre o InfoMoney e o The AgriBiz, como o mercado financeiro brasileiro ainda está em processo de aprendizado sobre o agronegócio.

Segundo ele, embora haja uma evolução significativa, o setor exige educação contínua para investidores e produtores, pois cada segmento do agro tem suas particularidades e ciclos próprios. “Sem dúvida, precisa de muita educação – assim como para todos os setores. A gente teve uma evolução gigante, mas ainda estamos só no começo”, afirmou Freitas.

O case Jalles

O executivo enfatizou que experiências práticas são fundamentais para reduzir a distância entre mercado financeiro e agronegócio. Como exemplo, citou a história do IPO da Jalles Machado, no setor de açúcar, em Goiás, que enfrentava desconfiança do mercado. Para aproximar investidores da realidade da empresa, foi necessário organizar visitas à usina, mostrando processos, como a cogeração de energia a partir do bagaço de cana.

“Não tem como conhecer se não for lá. Tem que sujar a botina”, destacou, explicando que essa vivência prática permite entender melhor o funcionamento do setor e facilita decisões mais informadas. Essa educação beneficia não apenas o mercado, mas também os produtores, que passam a focar em geração de caixa, governança e eficiência produtiva.

Gostos e recomendações

Por fim, em um momento mais descontraído do podcast, Freitas compartilhou preferências pessoais, mostrando outro lado além do financeiro.

Ele citou “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” como livro favorito, “Yellowstone” como série e destacou a música sertaneja durante seus treinos de academia, com destaque para o clássico “Evidências”: “não morre nunca.”

E também comentou sobre cidades do campo que mais o surpreenderam em visitas pelo Brasil, reforçando seu contato direto com o agro. Essa combinação de experiência prática, educação e proximidade com o setor é, segundo ele, o que garante que o agro brasileiro continue atraente para investidores e preparado para novas oportunidades.

The post Será que o mercado financeiro está educado para o agro? Pedro Freitas, da XP, explica appeared first on InfoMoney.



source https://www.infomoney.com.br/business/sera-que-o-mercado-financeiro-esta-educado-para-o-agro-pedro-freitas-da-xp-explica/

Postar um comentário

0 Comentários