Tigre é marca mais valiosa de materiais para construção, diz ranking InfoMoney e TM20

A Tigre, de materiais hidráulicos, é a marca de materiais para construção mais valiosa do Brasil, segundo ranking elaborado em parceria entre InfoMoney e TM20, em conjunto com Brazil Panels e Elos Ayta. A Suvinil, marca vendida pela BASF à Sherwin-Williams no Brasil, ocupa a segunda posição.

“Trata-se de um setor com tradição em branding. A Tigre, por exemplo, transcendeu sua categoria original e se tornou sinônimo de qualidade em construção civil. Nossas pesquisas mostram atributos emocionais como líder, ágil, tradicional e eficiente, com conhecimento amplamente distribuído entre as regiões”, explica o CEO da TM20 Branding, Eduardo Tomiya.

O presidente do Grupo Tigre, Luis Felipe Dau, atribui o resultado a uma estratégia consistente de fortalecimento de marca baseada em três pilares fundamentais: inovação com propósito, proximidade com o público e responsabilidade socioambiental.

“A Tigre sempre foi uma marca próxima das pessoas, e esse vínculo é parte essencial da nossa força. Estar presente nos canteiros de obras e nos lares brasileiros há décadas gerou um nível de identificação genuíno com o consumidor”, disse Dau. Ele destaca campanhas icônicas da companhia, como a “Diz que é obra é Tigre” para a construção de uma conexão emocional entre público e companhia.

Dau aponta para iniciativas de impacto social e ambiental como uma maneira de dar concretude à força da marca. A empresa desenvolveu soluções modulares e descentralizadas de tratamento de esgoto pelo braço Tigre Água e Efluentes que permitem alta eficiência sem geração de iodo, odor ou ruído.

A Suvinil, segunda colocada no ranking, está entre os ativos do negócio de tintas decorativas vendidos pela BASF à Sherwin-Williams em um negócio concretizado em março. A transação, estruturada como um acordo de ações, inclui ainda fábricas de Demarchi em São Bernardo do Campo/SP e Jaboatão dos Guararapes/PE, contratos relacionados e a marca Glasu!,

Segundo Tomiya a pesquisa observou que a marca Suvinil apresenta combinação rara entre sofisticação e inovação. A parte de percepção de marca do modelo foi desenvolvida com base em pesquisa de mercado realizada pela Brazil Panels, com 600 entrevistados em cada uma das cinco regiões do Brasil. “Nossos painéis de internet contam com mais de 3,5 milhões de brasileiros cadastrados, permitindo identificar decisores de compra em obras e reformas”, afirma Claudio Vasques, CEO da Brazil Panels.

“Num mercado cada vez mais dinâmico, a Suvinil mantém o compromisso de estar presente em todo o Brasil, além de desenvolver novos produtos e ferramentas até iniciativas de relacionamento para todo o nosso ecossistema”, disse o diretor de Marketing da Suvinil, Renato Firmiano, ao InfoMoney. “Continuamos investindo em comunicação multiplataforma, ampliação do portfólio e fortalecimento dos vínculos com pintores, lojistas, arquitetos e consumidores, garantindo que a marca evolua de maneira sustentável.”

O estudo utiliza a metodologia de uso econômico, reconhecida pelas normas internacionais ISO 10668 e ISO 20671, voltadas à quantificação do valor de marca. “Esta metodologia parte do princípio de que o mercado avalia as empresas com base em expectativas de lucros futuros. Subtraindo-se os ativos tangíveis do valor da empresa, obtém-se o valor dos ativos intangíveis — a chamada mais-valia em relação ao valor contábil”, explica Tomiya.

Você pode conferir a lista completa aqui. Abaixo, veja as cinco primeiras posições do ranking e os valores de suas marcas.

Marca Valor da marca
Tigre R$ 4,14 bilhões
Suvinil R$ 1,92 bilhão
Deca R$ 1,86 bilhão
Amanco Wavin R$ 1,85 bilhão
Coral R$ 1,77 bilhão

The post Tigre é marca mais valiosa de materiais para construção, diz ranking InfoMoney e TM20 appeared first on InfoMoney.



source https://www.infomoney.com.br/business/tigre-e-marca-mais-valiosa-de-materiais-para-construcao-diz-ranking-infomoney-e-tm20/

Postar um comentário

0 Comentários